Som

O que é o som?

Fenómeno gerado pela vibração de objetos. Fenómeno analógico, contínuo no tempo e espaço. 

Corpo Sonoro:

Cordas vocais, piano, porta e tudo o que emite ondas sonoras.

Meio Transmissor:

O ar é o mais comum, os outros são meios gasosos, líquidos e sólidos.

Corpo Recetor:

O que interpreta e classifica.

Altura:

É o que nos permite reconhecer sons graves, médios e agudos. Este fenômeno depende da frequência. Que é a quantidade de ciclos (Hertz) que se produzem por segundo. Quando maior é a frequência, mais agudo é o som. Nota: a audibilidade do homem vai dos 16/20 Hz até os 16.000/20.000. Uma criança possui grande audibilidade. Após os 10 anos, o ouvido começa a perceber menos. Após os 60 anos, já não ouvimos certas coisas. O instrumento que alcança os 16 Hz. é o órgão de tubos com o pedal de Dó. 

Intensidade:

É o que nos permite reconhecer sons fortes, médios e fracos. Do ponto de vista físico a intensidade depende da amplitude da onda. A amplitude de uma onda de som é o grau de movimento das moléculas de ar na onda, que corresponde à intensidade da rarefação e da compressão que a acompanha. Quanto maior a amplitude da onda, mais intensamente as moléculas golpeiam o tímpano e mais forte é o som percebido. A distância a que se pode ouvir um som depende de sua intensidade, que é o fluxo médio de energia por unidade de área perpendicular à direção de propagação.A unidade de medida é o decibel(Db). Nota: o umbral é 0 e o limite é 120/130 Db. Após dos 120 Db. entramos na zona de perigo. Para ter uma idéia, numa danceteria se produzem acima dos 140 Db. Isto aturde, provoca surdez momentânea, pode criar problemas visuais: visão dupla, tripla e até quádrupla. Um rato submetido a 3 minutos destas intensidades, morre. 

Timbre:

É o que nos permite reconhecer a fonte sonora. Depende fundamentalmente dos harmônicos, e a sua vez, sobre os harmônicos influem: tamanho, forma, material do objeto sonoro. Os harmônicos são vibrações secundárias que se produzem em base de um som. 

Duração:

Nos permite distinguir os sons curtos dos longos. Musicalmente isto está relacionado com ás figuras rítmicas. 

Distância:

Nos permite distinguiros sons próximos dos afastados. Musicalmente isto está relacionado com os planos sonoros. 

Procedência:

Nos permite distinguir o lugar de onde provém o som, o qual é muito importante para a orientação. 

TEL: 263 200 460
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora